A Creatina é um suplemento seguro, indicado para qualquer pessoa na idade adulta e idosos. Ela pode proteger o musculo cardíaco e o cérebro de situações como o mal de Parkinson, Alzheimer, e isquemias miocárdicas, retardando a evolução do quadro, mas não dispensa uso de medicamentos indicados pelo médico.
São fontes naturais de creatina: o peito de frango, carne seca, anchovas, sardinha e carne de porco. Além do desempenho no esporte, atua no sistema imunológico, ajuda na acuidade visual e na síntese de espermatozoides.
Mas precisa tomar cuidado com a procedência, caso utilize a creatina sintética, pois alguns produtos podem conter compostos tóxicos, por isto tem que exigir um selo de controle de qualidade, ou comprar as marcas confiáveis no mercado.
A creatina promove maior incorporação de água na célula muscular, e o indivíduo aumenta a massa magra (o que aumenta o peso, e pode dar a “falsa sensação” de que “engordou” na balança, porém sabemos, a massa magra tem um volume bem menor que a massa gorda, e engordar é diferente de ganhar peso, pois trata-se de aumentar a massa gorda).
Vale ressaltar, entretanto, que a creatina traz maior capacidade de contração muscular, o que melhora a capacidade do seu treino, mas se você não treinar não vai elevar sua massa muscular.
Ideal é sempre consultar um profissional médico ou nutricionista para orientar o uso de suplementos.
Um comentário sobre “Creatina”
Teste