Você realmente faz dieta LOWCARB?

Você realmente faz dieta LOWCARB?

Uma dieta lowcarb caracteriza-se por um percentual de carboidrato de aproximadamente até 26%.

O que isto quer dizer?

A sua nutricionista vai calcular seu VET (Valor Energético Total), ou seja, a quantidade de calorias(kcal) que você precisa consumir no dia, de acordo com seu peso, altura, idade e sexo. O VET é diferente para cada pessoa, é a quantidade de energia que seu organismo precisa para se manter funcionando, com saúde. O VET contempla o gasto energético basal (seus órgãos funcionando: coração batendo, células produzindo energia, intestino fazendo os movimentos e digestão, produção de hormônios e enzimas necessárias para as diversas funções, e tudo o mais que funciona dentro de seu corpo) e também o que é necessário para você fazer suas atividades físicas, caminhar, pensar, etc.

Na literatura, existem diversas fórmulas para este cálculo, uma delas é a fórmula de bolso, que determina o uso de 20 a 25 kcal/kg para perda de peso ou de 30 a 35 kcal/kg para ganho de peso. Se você for atleta, o cálculo é diferente, se você possui alguma enfermidade o cálculo é diferente … por isto é tão importante a avaliação nutricional ser feita por um profissional habilitado, que vai levar em consideração o histórico familiar e particularidades de cada paciente.

Vamos analisar um exemplo: Se você tiver 70 kg e quiser perder peso, uma possibilidade de cálculo seria VET = 70 kg x 25 kcal = 1.750 kcal / dia. Você deverá consumir por dia a quantidade de calorias calculadas para o VET.

Em uma dieta baseada nos parâmetros tradicionais de literatura, que são as DRIs (Ingestão Dietética de Referência) existe uma recomendação de distribuição de macro nutrientes: Proteínas de 10% a 35%, Carboidratos de 45% a 65% e Lipídeos de 20% a 35%, sendo até no máximo 7% para gorduras saturadas, 10% de gorduras monoinsaturadas e 13% de gorduras poli-insaturadas (ômega 6 e ômega 3).

Em uma dieta de uso moderado de carboidratos, a quantidade deste macronutriente pode ficar em aproximadamente 40% do VET. Já em uma dieta lowcarb, o carboidrato fica em até 26% do VET. Para se ter uma ideia, no exemplo citado acima: 26% do VET (que é 1.750) são somente 455 kcal de carboidrato, que transformados em gramas (divide por 4) daria 113,75 g no dia. Pensando em exemplos de alimentos: uma colher de arroz integral tem 45g de carboidrato (3 colheres já ultrapassam o total calculado), uma folha de alface tem 10g de carboidrato, uma banana tem 75g de carboidrato (2 bananas já ultrapassam o total calculado) … Só com estes exemplos, a gente consegue imaginar quão restritiva é esta dieta.

Porém vamos pensar em completar o VET: usaremos 2g/kg para proteínas, 70 kg x 2g/kg = 140g, transformando em kcal (multiplica por 4) teremos 560 kcal de proteínas.

Portanto: 455 kcal de carboidrato + 560 kcal de proteínas, para completar 1.750 kcal faltam 735 kcal de lipídeos (gorduras totais).

Desta forma, para termos uma dieta lowcarb, mesmo com uma quantidade de proteínas alta (ideal seria entre 1 a 1,5g), a quantidade de gordura fica bem alta. A dieta lowcarb por ter um percentual reduzido de carboidratos, acaba precisando compensar aumentando as gorduras totais da dieta.

Pensando em exemplos: 1 colher de sopa de azeite possui 56 kcal ou 6,2g de gordura(lipídeos), 1 colher de manteiga tem 77kcal ou 8,6g de gordura(lipídeos), 1 abacate tem 160kcal ou 14,66g de gordura(lipídeos). É muito complicado montar uma dieta com esta quantidade de gordura alta. Por isto você deve consultar uma nutricionista, para saber qual a melhor estratégia de alocação dos alimentos no seu plano alimentar.

Agora eu pergunto: você realmente faz dieta LOWCARB?

2 comentários sobre “Você realmente faz dieta LOWCARB?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *